domingo, 7 de junho de 2009

Cultura popular

A Nossa visão acerca da cultura popular está alinhada na perspectiva de uma visão de mundo bem específica, ou seja, está intimamente ligada à vida das pessoas, às atividades que elas desenvolvem, e por ultimo, ao seu trabalho. Essa cultura precisa sim, ser valorizada e respeitada, mas isso só acontecerá se for possível e claro, esteja presente na escola.

Segue um depo de Antonio Cícero de Souza.

... Agora, o senhor chega e pergunta: "Ciço, o que é educação? " Tá certo. Tá bom. O que eu penso, eu digo. Então veja, o senhor fala: "Educação"; daí eu falo: "educação". A palavra é a mesma, não é? A pronúncia, eu quero dizer. ë uma só: "Educação". Mas então eu pergunto pro senhor: "É a mesma coisa? É do mesmo que a gente fala quando diz essa palavra?" Aí eu digo: "Não". Eu digo pro senhor desse jeito: "Não, não é". Eu penso que não.
Educação... quando o senhor chega e diz "educação", vem do seu mundo, o mesmo, um outro. Quando sou eu quem fala vem dum outro lugar, de um outro mundo. Vem dum fundo de oco que é o lugar de vida dum pobre, como tem gente que diz. Comparação, no seu essa palavra vem junto com que? Com escola, não vem? com aquele professor fino, de roupa boa, estudado; livro novo, bom, caderno, caneta, tudo muito separado, cada coisa do seu jeito, como deve ser. Um estudo que cresce e que vai muito longe de um saberzinho só de alfabeto, uma conta aqui e outra ali. Do seu mundo vem um estudo de escola que muda gente em doutor. É fato? Penso que é, mas eu penso de longe, porque eu nunca vi isso por aqui.
Então quando o senhor vem e fala a pronúncia "educação", na sua educação tem disso. Quando o senhor fala a palavra conforme eu sei pronunciar também, ela vem misturada no pensamento muito com isso tudo; recursos que no seu mundo tem. Uma coisa assim como aquilo que a gente conversava outro dia, lembra? Dos evangelhos: "Semente que caiu em terra boa e deu fruto bom".
Quando eu falo o pensamento vem dum outro mundo. um que pode até ser vizinho do seu, vizinho assim, de confrontante, mas não é o mesmo. A escolinha cai-não-cai ali num canto da roça, a professorinha dali mesmo, os recursos tudo como é o resto da regra de pobre. Estudo? Um ano, dois, nem três. Comigo não foi nem três. Então eu digo "Educação" e penso "enxada", o que foi pra mim.
Porque é assim desse jeito que eu queria explicar pro senhor. Tem uma educação que vira o destino do homem, não vira? Ele entra ali com um destino e sai com outro. Quem fez? Estudo, foi estudo regular: um saber completo. Ele entra de um tamanho e sai do outro. Parece que essa educação que foi a sua tem uma força que ta nela e não ta. Como é que um menino como eu fui mudá num doutor, num professor, num sujeito de muita valia?
Agora se eu quero lembrar da minha: "enxada". Se eu quero lembrar: "trabalho". E eu hoje só dou conta de um lembrarzinho: a escolinha, um ano, dois, um caderninho, um livro, cartilha? Eu nem sei, eu não lembro. Aquilo de um bê-a-bá, de um alfabetozinho. Deu pra aprender? Não deu. Deu pra saber escrever um nome, pra ler uma letrinha, outra. Foi só. O senhor sabe? Muito companheiro meu na roça, na cidade mesmo, não teve nem isso. A gente vê velho aí pra esses fundos que não sabe separar um A dum B. Gente que pega dum lápis e desenha o nome dele lá naquela dificuldade, naquele sofrimento. Mão que não foi feita pro cabo da enxada acha a caneta muito pesada e quem não teve prazo de um estudozinho regular quando era menino, de velho é que não aprende mais, aprende? Pra quê? Porque eu vou dizer uma coisa pro senhor: pra quem é como esse povo de roça o estudo de escola é de pouca valia, porque o estudo é pouco e não serve par fazer da gente um melhor. Serve só pra gente seguir sendo como era, com um pouco de leitura.
O senhor faz pergunta com um jeito de quem já sabe a resposta. Mas eu explico assim. A educação que chega pro senhor é a sua, da sua gente, é pros usos de seu mundo. Agora, a minha educação é a sua. Ela tem o saber da sua gente e ela serve pra que mundo? Não é assim mesmo? A professora da escola dos seus meninos pode até ser uma vizinha sua, uma parente, até uma irmã, não pode? Agora, e a dos meus meninos? Porque mesmo nessas escolinhas de roça, de beira de caminho, conforme é a deles, mesmo quando a professorinha é uma gente daqui, o saber dela, o saberzinho dos meninos, não é. Os livros, eu digo, as idéias que têm ali. Menino aqui aprende na ilusão dos pais; aquela ilusão de mudar com estudo, um dia. Mas acaba saindo como eu, como tantos, com umas continhas, uma leitura. Isso ninguém vai dizer que não é bom, vai? Mas pra nós é uma coisa que ajuda e não desenvolve.
Então, "Educação". ë por isso que eu lhe digo que a sua é a sua e que a minha é a sua. Só que a sua lhe fez. E a minha? Que a gente aprende mesmo, pros usos da roça, é na roça. É ali mesmo: um filho com o pai, uma filha com a mãe, com uma avó. Os meninos vendo os mais velhos trabalhando.
Inda ontem o senhor me perguntava da Folia de Santos Reis que a gente vimos em Caldas: "Ciço, como é que um menino aprende um cantorio? As respostas?" Pois o senhor mesmo viu o costume. Eu precisei lhe ensinar? Menino tão ali, vai vendo um, outro, acompanha o pai, um tio. Olha, aprende. Tem inclinação prum cantorio? Prum instrumento? Canta, ta aprendendo; pega, toca, ta aprendendo. Toca uma caixa (tambor da folia de reis), ta aprendendo a caixa; faz um tipe (tipo de voz do cantorio), ta aprendendo cantar. Vai assim, no ato, no seguir do acontecido.
Agora, nisso tudo tem uma educação dentro, não tem? Pode não ter um estudo. um tipo dum estudo pode ser que não tenha. Mas se ele não sabia e ficou sabendo é porque no acontecido tinha uma lição escondida. Não é uma escola; não tem um professor assim na frente, com o nome "professor". Não tem... Você vai juntando, vai juntando e no fim dá o saber do roceiro, que é um tudo que a gente precisa pra viver a vida conforme Deus é servido.
Quem vai chamar isso aí de uma educação? Um tipo de um ensino esparramado, coisa de sertão. Mas tem, não tem? Não sei. Podia ser que tivesse mais, por exemplo, na hora que um mais velho chama um menino, um filho. Chama num canto, fala, dá um conselho, fala sério um assunto: assim, assim. Aí pode. Ele é um pai, um padrinho, um mais velho. Na hora ele representa como um professor, até como um padre. tem um saber que é falado ali naquela hora. Não tem um estudo, mas tem um saber. O menino baixa a cabeça, daí ele escuta; aprendeu, às vezes não esquece mais nunca.
Então vem um e pergunta assim: "O Ciço, o Antônio Ciço, seus meninos tão recebendo educação? "Que seja um padre, que seja o senhor. Eu respondo: "Homem, uma eles tão. Em casa eles tão, que a gente nunca deixa de educar um filho conforme os costumes. Mas educação de estudo, fora os dois menorzinhos, eles tão também, que eles tão na escola". Então que dizer que é assim: tem uma educação - que eu nem sei como é que é mesmo o nome que ela tem - que existe dentro do mundo da roça, entre nós. Agora, tem uma - essa é que se chama mesmo "educação - que tem na escola. essa eu digo que é sua. É a educação que eu digo: "de estudo", de escola; professora, professorinha, coisa e tal. Daqui, mas de lá.
A gente manda os meninos pra escola. Quem é que não manda? Só mesmo um sujeito muito atrasado. Um que muda daqui pra lá a toda hora. Um outro que mora aí, pros fundos de um sertão, longe de tudo. A gente manda, todo mundo por aqui manda menino pro estudo. é longe, o senhor viu, mas manda. Podiam tá na roça com o pai, mas tão na escola. Mas quem é pobre e vive nessa descrença de trabalhar dum tanto, a gente crê e descrê. Menino desses pode crescer aí sem um estudozinho que seja, da escola? Não pode. Eu digo pro senhor, não pode. O meu saberzinho que já é muito pouco, veio de aprender com os antigos, mais que da escola; veio a poder de assunto, mais do que de estudo regular. Finado meu pai já vivia assim. Mas pra esses meninos, quem sabe o que espera? Vai ter vida pra eles na roça todo tempo? Ta parecendo que não. E, me diga, quem é quem na cidade sem um saberzinho de estudo? Se bem que a gente fica pensando: "O que é que a escola ensina, meu Deus?". Sabe? Tem vez que eu penso que pros pobres a escola ensina o mundo como ele não é.
Agora, o senhor chega e diz, "Ciço, e uma educação dum outro jeito? um saber pro povo do mundo como ele é?" Esse eu queria ver explicado. O senhor fala: "Eu tô falando duma educação pro povo mesmo, um tipo de uma educação dele, assim, assim". Essa eu queria saber como é. Têm? Aí o senhor diz que isso bem podia ser feito; tudo junto: gente daqui, de lá, professor, peão, tudo. daí eu pergunto: "Pode? pode ser dum jeito assim? Pra quê?, Pra Quem?

Antônio Cícero de Souza
Lavrador de sítio na estrada entre Andradas e Caldas, no sul de Minas Gerais. Também dito
Antônio Ciço, Tonho Ciço e, ainda, Ciço.

Um comentário:

  1. OBRIGADA PELA VISITA AO MEU BLOG, SE EU PUDER AJUDAR EM ALGO COM CERTEZA AJUDAREI, TERMINEI PEDAGOGIA A QUASE 3 ANOS, FOI BOM DEMAIS, TUDO DE BOM, CONTE COMIGO com a sua permissão vou colocar SIM A CULTURA POPULAR EJA, OBRIGADA PELA DIGA, AGORA SOMOS AMIGAS BLOGUEIRAS TÁ, JÁ SOU SUA SEGUIDORA TAMBÉM, BEIJOS SHULY MARINA
    shuly.nascimento@gmail.com

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